Facebook JF Ermesinde
Festas e Romarias / Romaria de S. Lourenço

asd
S. Lourenço foi um Arquidiácono do Século III que serviu a igreja e o Papa Sisto II. Este Santo viveu na altura em que ainda era normal os cristãos serem perseguidos e condenados à morte, pelos Romanos. Assim aconteceu com S. Lourenço, quando foi preso e condenado á morte pelo Imperador Valeriano. A condenação foi para que fosse queimado vivo numa grelha, e assim aconteceu.
S. Lourenço de Asmes é o Padroeiro da cidade de Ermesinde. Todos os anos é este festejado, com romaria, no fim de semana mais próximo ao dia 10 de Agosto. Nesse dia têm lugar às cerimónias religiosas (Missa Solene e imponente procissão que percorre varias ruas da cidade, onde se entrega muita gente e as principais personalidades politicas do Município e da cidade), às quais se associa um programa onde as atracções de carácter profano, têm papel principal, para a diversão dos participantes.
À noite as ruas mais próximas da Matriz enchem-se de gente, que vêm assistir às músicas e ás variedades, e à vistosa secção de fogo de artifício com que por norma terminam as festas ao Padroeiro.

Voltar