Facebook JF Ermesinde
Festas e Romarias

Romaria de Santa Rita


Com data marcada para o segundo Domingo de Junho de cada ano, na Igreja de Santa Rita, esta romaria acolhe todos os anos milhares de peregrinos que vêm, pela forte devoção à Santa Milagreira, em procura da cura para os seus padecimentos. Conhecida como “Santa dos Impossíveis”, Santa Rita, acode a todos os pedidos que lhe são dirigidos, desde que feitos com a fé e devoção.
saber mais Saber mais

Festa a S. Silvestre


A festa a S. Silvestre realiza-se no último dia de cada ano. É com estas festas que as pessoas de Ermesinde se despedem do ano velho e recebem o Ano Novo. As ruas do centro da cidade são profusamente e iluminadas, vários dias antes, com o duplo sentido de celebrar a quadra natalícia e anunciar a festa. Como todas as festas que se realizam um pouco por todos os lados, do seu programa constam a parte religiosa e a parte profana. Da parte religiosa fazem parte a Missa Solene e a procissão que percorre algumas ruas da cidade (só se realizando quando o tempo permite). A parte profana é composta por música, artistas de variedades, folclore e pela já muito prestigiada prova de atletismo que dá pelo nome de “S. Silvestre de Ermesinde”.

Romaria de S. Lourenço


S. Lourenço foi um Arquidiácono do Século III que serviu a igreja e o Papa Sisto II. Este Santo viveu na altura em que ainda era normal os cristãos serem perseguidos e condenados à morte, pelos Romanos. Assim aconteceu com S. Lourenço, quando foi preso e condenado á morte pelo Imperador Valeriano. A condenação foi para que fosse queimado vivo numa grelha, e assim aconteceu.

saber mais Saber mais

Feiras


Todas as segundas todo o dia e sextas-feiras de manhã se realiza uma feira, onde se pode comprar de tudo um pouco. Na segunda-feira após a Festa de S. Lourenço realiza-se a feira das Sementes.

Artesanato


A principal actividade artesanal que aqui se pratica, é a que está ligada aos brinquedos em madeira.